sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Blogs e o ensino de História

Não dá para negar que hoje em dia a internet já se tornou ferramenta comum do estudante, e, infelizmente, em alguns casos ocupa o lugar dos livros e bibliotecas. Todo mundo sabe do que eu estou falando: o aluno recebe um trabalho envolvendo pesquisa e qual é a primeira coisa que ele faz? Pensou certo quem disse "entrar no google" ou "wikipédia". Por um lado as vantagens são imensas, acesso a informações, mapas, obras de arte e várias outras coisas que os alunos só encontrariam pesquisando numa biblioteca pública, coisa que muitos alunos geralmente têm preguiça de fazer. Mas por outro lado isso é muito perigoso. Ou será que alguém acredita que tudo que está na internet é correto? A verdade é que se eu quiser escrever um disparate qualquer como "o Holocausto não existiu" ou "a raça tal é superior a raça tal" nada me impede, e nada impede qualquer criança ou jovem de ler essas atrocidades. A geração atual está crescendo com a internet, as crianças usam os computadores cada vez mais (e na maior parte das vezes sem supervisão dos pais, que acham mais fácil deixar a molecada na frente de uma tela brilhante, seja o computador ou a TV, do que realmente educar os próprios filhos)

É por isso que nós profissionais de educação temos que assumir nosso espaço no "mundo virtual"´; é fundamental que existam sites confiáveis com conteúdo acadêmico sério, e que os profissionais da área de educação acompanhem o desenvolvimento das novas mídias acessíveis aos alunos. Ninguém precisa ser um especialista em informática ou web-design para fazer isso. A solução pode ser um simples blog.

Um blog é simples de fazer, usar, acessar, e tem imensas possibilidades. Para uma discussão mais aprofundada estou colocando aqui o link para um artigo do Professor Dan Cohen, diretor do "Center for History and New Media", um instituto que trabalha justamente com a relação entre a historiografia e as novas formas de mídia. Agradecimentos ao Professor Ricardo Castro (UFRJ) pelo link (Blog do Ricardo : http://fch352.blogspot.com/)

Artigo: COHEN, Dan, "Professors, start your blogs":
http://www.dancohen.org/2006/08/21/professors-start-your-blogs/

Nenhum comentário: